Nas últimas quinta e sexta (18 e 19/08) o perito judicial do eixo 5, Frei Phillip Neves Machado, visitou o território para temática socioeconômica. Esta diligência englobou: visita às instalações da Fazenda Floresta e UHE Risoleta Neves, para conhecer as operações de retirada do rejeito do lago de candonga; ouvir aos atingidos do território em reuniões com as comissões; reunião na Comunidade de Santana e com prefeitos de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce.
Na reunião com os atingidos, o perito dialogou e colheu expectativas da comunidade em relação ao futuro do território, entendimento sobre potencialidades para desenvolvimento econômico, entre outras demandas.
Já com os prefeitos, pautaram a preocupação com o impacto econômico nos municípios com as atividade de retirada do rejeito do lago, e que a falta de recebimento dos royalts e ICMS da geração de energia da UHE podem levar ao colapso social se mão houver uma decisão judicial sobre as petições apresentadas no processo judicial do eixo 5.
O perito irá produzir laudo com as informações e observações da visita para o processo judicial do eixo 5 e retomada de atividades da UHE Risoleta Neves.
CENTRO ROSA FORTINI
Semeando Igualdade,
Produzindo Desenvolvimento.