Fapemig: Iniciam os projetos de monitoramento da biodiversidade aquática

Publicado em: 20/05/2021

Lago da UHE Risoleta Neves (Candonga)

Estão em andamento, desde o início do ano, cinco projetos de pesquisas selecionados pela Fapemig que têm como objetivo o monitoramento da biodiversidade aquática na porção mineira da Bacia do rio Doce, incluindo o Território - Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Simplício, comunidade rural de Ponte Nova. Os projetos foram selecionados através da Chamada Pública Nº10/2018, fruto de uma parceria entre a Fapemig e a Fundação Renova para recuperar a área comprometida pelo desastre da barragem do Fundão.

Após o Seminário Marco Zero, realizado pela Fapemig em dezembro de 2020, quando os coordenadores das linhas de pesquisa apresentaram os projetos selecionados, as Instituições responsáveis iniciaram as atividades com reuniões de alinhamento e planejamento das equipes, a aquisição de equipamentos e materiais, o estabelecimento de bolsas de pesquisa e o reconhecimento dos locais onde serão realizados os monitoramentos. A Fapemig designou o pesquisador Carlos Eduardo Rezende para coordenar a Câmara de Avaliação de Projetos Exclusiva desta Chamada Pública.

Projetos selecionados: 1- Biochronos: Monitoramento da degradação oculta, biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos na interface terra-água do Rio Doce; 2- Avaliação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão, Mariana, MG, na dinâmica espaço-temporal dos processos biogeoquímicos e biota aquática do Rio Doce-MG; 3- Derivadores rastreados por satélite e monitoramento automático de parâmetros ambientais aplicados ao entendimento da contribuição dos afluentes para o restabelecimento do Rio Doce; 4- Biomarcadores celulares e reprodutivos para avaliação e monitoramento da ecotoxidade sobre a fauna de peixes em áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão na bacia do Rio Doce; 5- Impactos do rompimento da Barragem "Fundão" sobre a biota aquática e estrutura de seus hábitats.

Um sexto projeto deverá ser iniciado, sob responsabilidade da UFMG, no segundo semestre deste ano. A Fundação Renova está em fase final dos trâmites de substituição da entidade parceira (por desistência da selecionada), com previsão de conclusão para maio e assinatura do Termo de Outorga para junho.

Encontro dos rios do Carmo (por onde o rejeito chegou ao Território - água de coloração avermelhada) e Piranga, formação do rio Doce

Print Screen do Google Earth de Dez/2020. José Maurício Pereira


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS