Atingidos dos municípios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e distrito de Chopotó (Ponte Nova), celebram o retorno da ATI Rosa Fortini ao Território

Publicado em: 22/05/2024

Depois de uma série de reivindicações e mobilizações das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, os municípios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e distrito de Chopotó (Ponte Nova), receberam ontem, dia 21 de maio de 2024, a satisfação da garantia do direito a Assessoria Técnica Independente.

O Centro Rosa Fortini será a entidade responsável pela condução dos trabalhos junto às comunidades por dois anos. Destacamos que os trabalhos haviam sido interrompidos há cerca de um ano e meio devido ao fim do contrato e recursos. 

Fundamental para essa conquista da comunidade, o Ministério Público Estadual esteve no território para anunciar a boa nova nas pessoas do Dr. André Tanure Domingues (Promotor da Comarca de Ponte Nova) e do Senhor Luiz Tarcísio (Antropólogo responsável pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público de Minas Gerais).

A comunidade esteve presente para celebrar a conquista de seu direito e validar os primeiros passos. Representantes das comissões de atingidos de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e distrito de Chopotó, bem como lideranças comunitárias fizeram diálogos com os representantes do Ministério Público e do Centro Rosa Fortini.

Agradecemos o empenho das instituições de Justiça, Ministério Público Federal na pessoa do Dr. Felipe Augusto de Barros, assim como Ministério Público Estadual e seus assessores que empenharam esforços para acelerar e concretizar o retorno da ATI para o território.

Escuta e acolhimento, reconhecimento, informação, formação, suporte, empoderamento, respeito, participação informada, troca de conhecimento e diálogo com o saberes tradicionais são alguns dos valores que nortearam e irão nortear a retomada de nosso trabalho enquanto Assessoria Técnica Independente (ATI) nesse território.

Destacamos que o retorno da Assessoria Técnica ao território é a conquista de um direito que se concretizou graças a muita mobilização e reivindicação da comunidade, bem como sensibilidade e empenho do Ministério Público com a causa das comunidades atingidas.

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS