Municípios do Território elaboram projetos de lazer

Publicado em: 12/07/2019

 
Representantes das Comissões de Atingidos de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado/Chopotó participaram, em junho, da reunião da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo (CT ECLET), em Vitória.
 
Um dos assuntos tratados foi a elaboração, pelos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, dos projetos de reparação pela perda do uso do lago da UHE Risoleta Neves (Candonga) como opção de lazer no Território. O projeto de Rio Doce, a construção de um Parque Urbano, foi apresentado recentemente à Comissão de Atingidos de Rio Doce. O projeto de Santa Cruz do Escalvado está em fase de construção.
 
Estes projetos serão encaminhados à CT ECLET para aprovação e elaboração de Nota Técnica. Em seguida, esta Nota Técnica será enviada ao Comitê Interfederativo (CIF) para deliberação final. Após 30 dias da apresentação em reunião do CIF, a Fundação Renova deverá apresentar o cronograma para execução dos projetos.
Até o momento apenas seis municípios da Bacia do Rio Doce foram contemplados com projetos de lazer relacionados ao uso das águas. Além de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, foram atendidas as demandas de Governador Valadares e Conselheiro Pena, em Minas Gerais, bem como de Colatina e Linhares, no Espírito Santo(Deliberação do CIF Nº239).
 
Ao final da reunião, a CT ECLET fez os seguintes encaminhamentos: representante da Secretaria Estadual da Cultura (SEC) irá acompanhar a construção do projeto de lazer do município de Santa Cruz do Escalvado; haverá pactuação dos projetos com o Legislativo, as Comissões e as Prefeituras, visando o custeio da manutenção dos mesmos; solicitação de cronograma físico e financeiro dos quatro programas (PG11, 12, 13 e 33) para a Fundação Renova; solicitação de envio, pela Fundação Renova, de relatórios detalhados dos projetos referentes aos programas 11 e 33.
 
Ainda ficou definido que o Programa 13 será discutido na reunião do mês de agosto e que a empresa Ernest Young, responsável pela auditoria e fiscalização das ações da Fundação Renova, fará apresentação dos seus serviços na próxima reunião da CT ECLET. 
 
Em breve, o Edital Doce será publicado. Este Edital conterá normas para seleção de projetos na área Cultural dos três municípios do Território. Também será contratada pela Fundação Renova uma das empresas que participou da seleção via Edital Formação de Lideranças Jovens. No Território, alguns projetos foram iniciados neste sentido, são eles: Projeto Avante Semear (Fortalecimento institucional e cronograma de eventos culturais- Rio Doce), Plantar e Cuidar (Produção de Mudas Frutíferas- Santa Cruz do Escalvado), Projeto Toques e Batuques (Associação Música e Arte –AMA- Santa Cruz do Escalvado).
 
A CT ECLET analisa e apresenta notas técnicas referentes aos seguintes programas: PG 11- Recuperação das escolas e reintegração da comunidade escolar; PG 12- Memória histórica, cultural e artística; PG 13- Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; PG 33- Educação para revitalização da Bacia do Rio Doce.
 
Ponte Nova
O município de Ponte Nova realizou oficinas no primeiro semestre de 2019 a fim de elaborar seu Diagnóstico dos Impactos no Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Cerca de cinco quilômetros de margens do rio do Carmo foram atingidos diretamente pelo rompimento da barragem da Samarco. Neste trecho, encontra-se a localidade rural do Simplício (próxima ao Chopotó).
 
Participaram da reunião, o pescador Henrique Xavier (Rio Doce), o professor João Bosco Jales (Santa Cruz do Escalvado) e Carola Lopes Moreira, assessora técnica do Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini.
 

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS