Professor Aderval apresenta dados da pesquisa sobre Povos e Comunidades Tradicionais

Estão em andamento as oficinas de devolução dos resultados do Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais do Território. A apresentação dos trabalhos do Professor Aderval Costa Filho e de sua equipe iniciou pela comunidade de Santana do Deserto (Rio Doce), em 18 de janeiro. Neste dia, também estiveram presentes atingidos das comunidades de Funil, Marimbomdo e São José de Entre Montes.

O professor apresentou dados quantitativos e qualitativos recolhidos durante a pesquisa. A pesquisa inclui caracterização socioeconômica, dos lugares, bem como as relações materiais e simbólicas que os moradores possuem com o rio Doce.

Além de Santana, a apresentação já ocorreu nas seguintes comunidades: Jorge (Rio Doce) e Simplício (Ponte Nova). Outras comunidades receberão o Professor nos próximos dias. É importante a participação de todos, principalmente daqueles atingidos que responderam os questionários da pesquisa.

Acompanhe a agenda dos próximos encontros:

07/02- Merengo (Santa Cruz do Escalvado)

08/02- Nova Soberbo (Santa Cruz do Escalvado)

09/02- Matadouro (Rio Doce)

16/02- Gongo (Santa Cruz do Escalvado)

Ainda serão agendados os encontros nas comunidades do Porto Plácido e Pedra do Escalvado (Santa Cruz do Escalvado) e com o Coletivo de Pesca (Santa Cruz do Escalvado) e os Coletivos de Pesca e de Garimpo (Rio doce). 

Obs: As reuniões estão ocorrendo aos sábados ou domingos, das 13 às 21 horas.

 

Apresentação do mapeamento em Santana do Deserto

 

Apresentação do mapeamento no Jorge

 

Apresentação do mapeamento em Simplício

 

 

Outras notícias