Pessoas atingidas protagonizam 2ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

A participação das pessoas atingidas na 2ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em 18 de setembro em Ponte Nova, foi expressiva. Mas esse protagonismo nos debates não surgiu por acaso: dias antes do evento, a Assessoria Técnica Independente (ATI) Centro Rosa Fortini promoveu reuniões preparatórias para orientar e apoiar as comunidades, garantindo que pudessem compartilhar suas experiências e contribuir de forma legítima na formulação de propostas coletivas.

Foto: Acervo Rosa Fortini

Os encontros aconteceram nos dias 16 e 17 de setembro, na sede de Rio Doce e no distrito de Jorge, com o objetivo de preparar as pessoas para os temas que seriam discutidos na conferência. Durante as reuniões, foram apresentados os eixos temáticos, compartilhadas informações e estimulada a construção coletiva de propostas.

Foto: Acervo Rosa Fortini

Essa preparação antecipada permitiu que os participantes chegassem à conferência mais conscientes das pautas, alinhados à realidade do território e confiantes para se engajar nos debates.

Foto: Acervo Rosa Fortini

Protagonismo nos debates

O esforço deu resultado. Na 2ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, no auditório da OAB, as pessoas atingidas se tornaram protagonistas nas discussões, reflexo direto do trabalho de base realizado anteriormente.

O evento também incentivou a atuação ativa dos agricultores, oferecendo segurança para que compartilhassem experiências do dia a dia na lida com a terra e contribuíssem de forma legítima para a formulação coletiva de propostas.

Foto: Acervo Rosa Fortini

“Esse processo fortaleceu a participação coletiva e ampliou a voz das pessoas atingidas na Conferência. Foi gratificante ver a participação. A presença foi marcante porque os representantes ocuparam todos os eixos de discussão”, disse Raissa Santos, da Equipe Agrária e Ambiental da ATI Rosa Fortini, que acompanhou de perto a participação das pessoas atingidas durante a conferência.

Outras notícias