Moradores do Centro de Santa Cruz do Escalvado participaram, no dia 11 de novembro, da reunião para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), na Escola Estadual Dr. Otávio Soares. O Plano tem como objetivo a construção coletiva de proposições para desenvolvimento de potencialidades das comunidades atingidas a curto, médio e longo prazo. São demandas nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, dentre outras.
Na ocasião, foram apresentados vídeos com depoimentos de atingidos (produtores rurais, pescadores artesanais, faiscadores e músico) de várias comunidades do município. Os representantes da Comissão de Atingidos de Santa Cruz do Escalvado, Antônio Carlos da Silva e Geraldo Felipe dos Santos, explicaram todo o processo de luta para os moradores, incluindo os danos ambientais e sociais acumulados durante os últimos quatro anos e o funcionamento do Sistema de Governança.
A arquiteta e urbanista Jaqueline Lanna, de Santa Cruz do Escalvado, apresentou um projeto de requalificação do Parque Linear/Novo Soberbo, como sugestão para o PDI. O projeto foi desenvolvido por ela como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais- Unileste/Coronel Fabriciano.
“Através da arquitetura podemos resgatar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isto, precisamos conhecer e entender a necessidade de cada comunidade. O trabalho de requalificação do Parque Linear teve grande importância na minha formação, pois coloquei em prática o que aprendi durante todo o curso. Fui muito bem recebida pelos moradores, o que facilitou meu trabalho. Foi muito gratificante, agradeço a oportunidade”, disse Jaqueline.
Auxiliaram os trabalhos da Comissão de Atingidos, os assessores técnicos do Centro Rosa Fortini, Klênio Veiga da Costa (sociólogo), Nilce Cerqueira (assessora pedagógica) e Davi Soares de Freitas (agrônomo). Os debates e apresentações das demandas também contaram com a participação do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Escalvado, Fabiano de Jesus Ângelo.
Outras reuniões ocorreram em comunidades de Santa Cruz do Escalvado e de Rio Doce, quando seus moradores também discutiram e apresentaram as demandas locais. Em Rio Doce, a primeira fase do trabalho foi concluída. Em Santa Cruz do Escalvado, o trabalho será finalizado após a reunião na comunidade Boa Vista. Posteriormente, as Comissões de Atingidos e o Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini darão uma devolutiva às comunidades sobre as proposições levantadas. O Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) será concluído após a aprovação das comunidades atingidas.