Jovem de Santa Cruz do Escalvado vai representar Minas em conferência nacional sobre o campo

O jovem Enzo Carvalho Pereira, de 18 anos, morador e produtor rural de Santa Cruz do Escalvado, foi eleito delegado na 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Minas Gerais. Com a eleição, ele vai representar o território na 3ª Conferência Nacional. O encontro será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 27 de março de 2026. 

Foto: Acervo Rosa Fortini

A conferência estadual aconteceu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Contagem (MG). O encontro reuniu 695 delegadas e delegados eleitos em etapas municipais, intermunicipais, territoriais e temáticas. O objetivo foi discutir propostas e construir políticas públicas para o desenvolvimento do campo mineiro.

Representação do território

Enzo está entre os 64 representantes eleitos para a etapa nacional da Conferência. Ele representou o território do Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó. Além de Enzo, outras quatro representantes do território participaram do encontro: 

  • Alana Bárbara de Carvalho, 
  • Silvana Araújo Cirino, 
  • Wevânia Ribeiro Corcini e 
  • Joviana Eugenia da Silva.

Todo o processo contou com o acompanhamento de técnicos da Assessoria Técnica Independente (ATI) Centro Rosa Fortini.

A presença de pessoas atingidas em conferências como essa é fundamental. Ela garante que pautas importantes, como investimentos na agricultura familiar, cuidado com o meio ambiente e prevenção de novos rompimentos de barragens, sejam incluídas na agenda nacional de políticas públicas. 

Leia mais: Aos 18 anos, jovem do campo leva a voz da juventude rural de Minas a Brasília

_

Texto: Mariana Duarte (Ascom Rosa Fortini)

Outras notícias