O Centro Rosa Fortini vem a público esclarecer que não tem qualquer relação com uma suposta lista de nomes de pessoas tradicionais aptas a receber o Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) que tem circulado pelo território.
Tomamos conhecimento, por meio de uma liderança do território, não ligada às Comissões de Atingidos, que essa lista tem sido compartilhada de forma livre entre as pessoas do território de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó. Esse documento falso traria os nomes de pessoas atingidas tradicionais que deverão receber os valores relacionados ao AFE. Isso é fake news!
Reiteramos que as informações contidas nesse documento são falsas e repudiamos qualquer insinuação de que o Centro Rosa Fortini tenha divulgado tais dados sensíveis. As listas das comunidades tradicionais estão sob a gestão exclusiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desde o início de março. Por causa disso, não temos mais acesso a elas.
Pedimos à população que não compartilhe essa lista falsa, pois a divulgação indevida de dados pessoais de terceiros pode gerar implicações jurídicas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Seguimos aguardando o retorno do MDA e o cumprimento dos prazos estabelecidos no Acordo de Repactuação.
Atenciosamente,
Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini