Samarco inicia etapa de obras no Território

Publicado em: 04/06/2021

Equipamentos de monitoramento do barramento C necessitam de manutenção constante

As Comissões de Atingidos de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado/Chopotó reuniram-se com representantes da Samarco (empresa responsável pelas obras de recuperação da UHE Risoleta Neves), no dia 27 de maio e 01 de junho, respectivamente. O principal objetivo da Samarco foi apresentar aos atingidos suas equipes de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Relacionamento Sócioinstitucional. Os representantes da Samarco garantiram que estarão abertos ao diálogo com os atingidos e que os trabalhos serão realizados com transparência e respeito nas comunidades.

Nos próximos dias, a Samarco iniciará duas obras no Território. A primeira será a instalação de equipamentos de monitoramento dos barramentos metálicos A, B e C, e a segunda será o descomissionamento do Setor 4- Córrego dos Borges. Para execução destas obras, a empresa utilizará somente a estrada de acesso à Santana do Deserto (Rio Doce), que também receberá calçamento este ano (trecho da Fazenda Floresta à Santana do Deserto), com reconstrução de ponte e outras intervenções na própria comunidade.

A primeira obra terá duração de 90 a 120 dias, no entanto, de acordo com os representantes da Samarco, não haverá aumento do fluxo de caminhões, pois o material a ser utilizado já se encontra próximo aos barramentos e será apenas lançado no rio Doce a fim de aumentar a segurança para realização dos trabalhos. Ao final da instalação dos equipamentos, todo o material lançado no rio Doce será retirado, atendendo também à condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC). Uma equipe ficará responsável pela manutenção dos equipamentos nos períodos de chuva por 24 horas. 

No Córrego dos Borges serão substituídas as estruturas atuais por manilhas de 3 x 3 metros. O rejeito depositado do local será removido e depositado na Fazenda Floresta.  Esta obra inicia-se após anuência dos proprietários dos terrenos e deve perdurar até o final do ano.

Durante as reuniões, os atingidos solicitaram uma reunião com a equipe responsável pela execução das obras no Território e disseram que pretendem acompanhar os trabalhos de perto. Eles reforçaram a necessidade das empresas terceirizadas e da própria Samarco contratarem mão-de-obra local, e reivindicaram a criação de pontos de atendimento exclusivos em Rio Doce e em Santa Cruz do Escalvado para entrega direta de currículos.

Preocupados com a segurança, os atingidos pediram que a equipe da Samarco corrija os motoristas que trafegam em alta velocidade nas vias dos municípios. Os representantes da Samarco responderam que estão tomando todos os cuidados, tanto com a segurança de seus funcionários, quanto com os moradores das comunidades impactadas pelas obras. Segundo eles, existe um planejamento para reforçar a segurança, como a instalação de placas. Eles ainda informaram que todos os funcionários fazem o teste da Covid 19, antes de começarem a trabalhar.

Para esclarecimentos de qualquer dúvida sobre os trabalhos realizados pela Samarco, os atingidos devem entrar em contato através do número: 08000338485.

O Córrego dos Borges (Setor 4) sofreu interferência para deposição de rejeito.

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS