Sondagens no barramento da Usina de Candonga estão em fase final

Publicado em: 19/05/2021

Em manifestação encaminhada à 12ª Vara Federal de Justiça de Belo Horizonte, as empresas (Samarco, Vale e BHP Billiton) informaram, no dia 17 de maio, a situação dos serviços de sondagem nas galerias do barramento principal da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga). Os dados das sondagens serão importantes para finalização do estudo (já em atraso) sobre as condições de estabilidade do barramento, essenciais ao funcionamento seguro da hidrelétrica.

Até o momento, foram realizadas sete sondagens no interior das galerias, das quais seis estão concluídas e uma está em estágio de implementação, correspondendo ao cumprimento de 87% do cronograma de trabalho previsto.

A estimativa é que o término das sondagens - com seus respectivos ensaios e relatórios finais - ocorra na segunda quinzena do mês de maio, oportunidade em que os resultados serão disponibilizados. Caso sejam necessários pontos adicionais, estes estão previstos para começarem dia 17 de maio e 11 de junho, respectivamente, com previsão de término para 26 de maio e 25 de junho.

A Renova informou em seu Relatório de Atividades de Abril de 2021 que as atividades relacionadas ao status das sondagens nas galerias de Candonga envolvem ensaios de laboratórios, limpeza dos drenos e perfilagem, estas duas últimas em fase de planejamento.

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS