Território se prepara para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural

Pessoas atingidas dos territórios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó vão representar a região na etapa estadual da Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontece entre os dias 31/01 e 1°/02 em Contagem. Os delegados foram eleitos durante a Conferência Intermunicipal, organizada pela AMAPI (Assoc. Mun. da Microrregião do Vale do Rio Piranga) em 18 de setembro em Ponte Nova; a Conferência Municipal de Santa Cruz do Escalvado, do dia 13 de outubro e na 1ª Conferência de Ponte Nova, realizada no dia 21 de outubro.

Saiba quem são os delegados para a Conferência:

O que se espera discutir na conferência

Durante o evento, os participantes vão discutir temas para o fortalecimento do meio rural. O que se espera, de acordo com o informe no site do governo federal, é que as etapas abordem temas como acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas.

Nas conferências municipais e regionais os 5 eixos temáticos seguintes foram debatidos:

O objetivo foi promover propostas para o desenvolvimento da região, que ainda hoje sofre com dos danos trazidos pelo desastre socioambiental de 2015.

Impactos nacionais

As propostas aprovadas vão servir de base para influenciar políticas públicas em nível nacional e serão levadas ao Governo Federal durante a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), marcada para ocorrer em março de 2026. O objetivo é reforçar a participação popular, valorizar a agricultura familiar e promover um modelo de desenvolvimento rural mais justo, solidário e ambientalmente responsável.

Outras notícias