Integrantes do Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini participaram em Belo Horizonte da 1º Oficina de Comunicação, Participação, Diálogo e Controle Social. O evento abordou em sua programação a construção do nivelamento de concepções sobre a participação e controle social entre Câmaras Técnicas e CIF, tendo como pilar as implicações do TAC Governança.
Durante a Oficina houve a exposição do TAC Governança e seus desafios para as Câmaras Técnicas, a operacionalização da nova lógica da Participação no âmbito das Câmaras Técnicas, debates e sistematização de concepções além da elaboração da síntese das discussões. Um dos principais objetivos foi o enfrentamento para permitir que haja mecanismos ou instrumentos institucionalizados que permitam ao cidadão intervir na política, de forma democrática, em todos os momentos. Dentre as discussões vários tópicos foram abordados:
- Qual o entendimento por participação social ?
- Como ocorre a participação social nas CT´s ?
- Quais as expectativas em relação à atuação da CT CPDCS ?
- Como garantir a participação efetiva dos atingidos nas Ct´s ?
- Como incorporar os atingidos na orientação, acompanhamento, monitoramento e fiscalização dos Programas da Renova ?
- Quais os indicadores sociais podem apontar a efetiva participação social nas CT´s ?
O TAC Governança e seus desdobramentos foram amplamente debatidos, visando chegar à conclusões sobre os trabalhos que vem sendo feitos em todos os aspectos.