Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado: Samarco apresenta cronograma para execução das condicionantes da Licença Ambiental

Publicado em: 16/12/2021

Reunião com representantes de Rio Doce

Técnicos da Superintendência de Assuntos Prioritários (Suppri) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram, no dia 15 de dezembro, reuniões com representantes das Prefeituras Municipais de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado, das Comissões de Atingidos, da ATI Centro Rosa Fortini e da Samarco.

O objetivo das reuniões, que ocorreram no Clube Catulino Novaes em Santa Cruz do Escalvado, foi a apresentação, por parte da Samarco, das condicionantes realizadas ou em andamento da Licença de Operação Corretiva (LOC), e apresentação dos cronogramas completos das demais condicionantes previstas e que serão executadas nos dois municípios. A Samarco apresentou ainda um sistema que será disponibilizado para que todos os interessados possam acompanhar os status das obras/ações nos próximos anos.

Houve acordo em relação ao cronograma das obras elaborado para o município de Rio Doce. A equipe técnica da Prefeitura Municipal de Rio Doce esclareceu suas dúvidas com representantes da Samarco e da Suppri. Já o cronograma de obras do município de Santa Cruz do Escalvado passará por revisão, pois seus representantes não concordaram com parte das programações previstas. Em janeiro, será agendada uma reunião entre a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Comissão de Atingidos, para que juntos definam o novo cronograma de obras de Santa Cruz do Escalvado.

Os técnicos da Suppri esclareceram que só poderão fiscalizar as obras previstas na LOC, mas que os representantes dos municípios podem cobrar todas as ações pactuadas com a Samarco. “Ocorrerão reuniões mensais para que todos possam trazer informações sobre o andamento das condicionantes no Território. Caso necessário, poderão haver mudanças no cronograma no decorrer das ações”, explicou Rodrigo Ribas, técnico da Suppri que conduziu as reuniões.

Reunião com representantes de Santa Cruz do Escalvado


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS