Moradores do Viana solicitam apoio da Samarco para o controle da velocidade dos caminhões na BR 120

Publicado em: 12/11/2021

Representantes da comunidade rural do Viana, Santa Cruz do Escalvado, reuniram-se, no dia 11 de novembro, com funcionários da Samarco responsáveis pelas obras de manejo do rejeito que estão em andamento no Território. Os moradores solicitaram apoio da Samarco em busca de melhorarias na sinalização da BR 120, em trecho próximo a comunidade, reforçando a segurança, já que houve aumento significativo do fluxo de caminhões pesados na via e registros de alta velocidade dos mesmos.

Ficou acertado que a Samarco irá estudar o trânsito do local para intensificar a sinalização e executar outras medidas que facilitem a visualização dos motoristas. Os funcionários da Samarco informaram ainda que já existe um planejamento da Mineradora para realizar campanhas educativas de trânsito no Território. Além disso, a Samarco propôs o envio de ofícios, por sua parte, por parte das Prefeituras e também da comunidade local, com solicitação de parceria, para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER/Ponte Nova), a fim de autorizar a implementação das obras necessárias. Recentemente, os Prefeitos dos municípios de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado também solicitaram melhorias na via (BR 120).

Estrada vicinal

Além dos problemas que surgiram com o aumento do trânsito na BR 120, alguns moradores citaram os transtornos causados na estrada vicinal da comunidade, pelas máquinas e caminhões de empresas terceirizadas da Fundação Renova, responsáveis pelas obras do Pasea- Plano de Adequação Socioeconômica e Ambiental, em propriedades rurais próximas ao Viana. De acordo com os moradores, a estrada está constantemente com buracos, as valas- construídas por eles para direcionar a enxurrada-  estão entupidas e a poeira tem incomodado os moradores e agravado doenças respiratórias.

Os funcionários da Samarco disseram que irão informar a Fundação Renova sobre os problemas causados na estrada da comunidade.


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS