Moradores do Centro de Santa Cruz do Escalvado apresentam suas principais demandas coletivas

Publicado em: 13/11/2019

Moradores do Centro de Santa Cruz do Escalvado participaram, no dia 11 de novembro, da reunião para elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), na Escola Estadual Dr. Otávio Soares. O Plano tem como objetivo a construção coletiva de proposições para desenvolvimento de potencialidades das comunidades atingidas a curto, médio e longo prazo. São demandas nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura, dentre outras.

Na ocasião, foram apresentados vídeos com depoimentos de atingidos (produtores rurais, pescadores artesanais, faiscadores e músico) de várias comunidades do município. Os representantes da Comissão de Atingidos de Santa Cruz do Escalvado, Antônio Carlos da Silva e Geraldo Felipe dos Santos, explicaram todo o processo de luta para os moradores, incluindo os danos ambientais e sociais acumulados durante os últimos quatro anos e o funcionamento do Sistema de Governança.

A arquiteta e urbanista Jaqueline Lanna, de Santa Cruz do Escalvado, apresentou um projeto de requalificação do Parque Linear/Novo Soberbo, como sugestão para o PDI. O projeto foi desenvolvido por ela como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais- Unileste/Coronel Fabriciano.

“Através da arquitetura podemos resgatar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isto, precisamos conhecer e entender a necessidade de cada comunidade. O trabalho de requalificação do Parque Linear teve grande importância na minha formação, pois coloquei em prática o que aprendi durante todo o curso. Fui muito bem recebida pelos moradores, o que facilitou meu trabalho. Foi muito gratificante, agradeço a oportunidade”, disse Jaqueline.

Auxiliaram os trabalhos da Comissão de Atingidos, os assessores técnicos do Centro Rosa Fortini, Klênio Veiga da Costa (sociólogo), Nilce Cerqueira (assessora pedagógica) e Davi Soares de Freitas (agrônomo). Os debates e apresentações das demandas também contaram com a participação do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Escalvado, Fabiano de Jesus Ângelo.

Outras reuniões ocorreram em comunidades de Santa Cruz do Escalvado e de Rio Doce, quando seus moradores também discutiram e apresentaram as demandas locais. Em Rio Doce, a primeira fase do trabalho foi concluída. Em Santa Cruz do Escalvado, o trabalho será finalizado após a reunião na comunidade Boa Vista.  Posteriormente, as Comissões de Atingidos e o Centro Alternativo de Formação Popular Rosa Fortini darão uma devolutiva às comunidades sobre as proposições levantadas. O Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) será concluído após a aprovação das comunidades atingidas.  

 

 


Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS