Ministra dos Direitos Humanos lança programa para idosos no IFMG Ponte Nova

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ponte Nova vai receber a visita da Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, na próxima quinta-feira (7), às 14h. Eles participam do lançamento oficial do Programa Envelhecer nos Territórios. 

Foto: Instagram @alexandrefisio.

O que é o Programa Envelhecer nos Territórios?

Criado em setembro de 2023, o Programa Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa do governo federal voltada à formação de pessoas idosas. O objetivo é oferecer atividades educativas, culturais e informativas que fortaleçam o protagonismo da pessoa idosa e garantam seus direitos.

A proposta está sendo implantada em 43 cidades do país. Em Minas Gerais, foram selecionados cinco municípios: Diogo de Vasconcelos, Amparo do Serra, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Almenara. Esses municípios foram selecionados a partir de um indicador de vulnerabilidade da Secretaria Nacional do Idoso.

Programa já começou

Segundo o professor Luciano Espiridião, do IFMG campus Ponte Nova, o Programa já está em andamento. “O programa já está em execução. As equipes foram montadas e os agentes dos municípios já foram escolhidos”, informou.

Luciano destaca que foi formada uma equipe com servidores do campus e também foram selecionados agentes nos municípios contemplados. “Cada cidade indicou entre nove e dez agentes, que vão atuar diretamente na execução das atividades”, explicou.

E Santa Cruz do Escalvado?

Uma das cidades contempladas para a execução do programa é Santa Cruz do Escalvado. Isso tem um significado importante, uma vez que o município foi um dos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, de 2015, e conta com várias famílias que tiveram suas vidas modificadas pela passagem (e permanência) da lama na região.

Com a execução do programa, o município de Santa Cruz do Escalvado conta, atualmente, com oito agentes dos direitos humanos da pessoa idosa atuando no território. Uma das participantes é Elisete Galdino, moradora da cidade, que destaca a importância da iniciativa. “Houve a inscrição de moradores dos municípios contemplados e, após a seleção, fomos chamados para o treinamento. Agora somos alunos do IFMG”, contou. Segundo ela, a Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado ficou responsável pelo transporte dos participantes até o campus do IFMG Ponte Nova, onde as formações são realizadas.

Outras notícias