Em BH, lideranças de pessoas atingidas pressionam autoridades por justiça no cálculo do AFE

Três lideranças atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, representando os territórios de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó, estiveram em Belo Horizonte nesta terça-feira (19), para uma série de reuniões.

A comitiva, acompanhada por técnicos do Centro Rosa Fortini, participou de encontros com autoridades federais e estaduais. O momento foi a oportunidade para apresentar um ofício que reúne reivindicações sobre a correta interpretação dos critérios e a composição dos valores do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) destinado às comunidades tradicionais (leia o documento aqui).

A comitiva de pessoas atingidas foi acompanhada por técnicos do Centro Rosa Fortini. Foto: Acervo ASCOM Rosa Fortini

Reunião com o MDA

O primeiro encontro foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiavelli. Na reunião, as lideranças relataram os problemas enfrentados pelas comunidades tradicionais em relação ao AFE e denunciaram as injustiças relacionadas ao tema que ainda persistem no território.

Na oportunidade, o grupo entregou um ofício que organiza as pautas prioritárias do território. Machiavelli assumiu o compromisso de acionar a Advocacia-Geral da União para a elaboração de uma nota técnica que oriente os próximos passos.

MPMG acompanha demandas

Em seguida, o grupo esteve no Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e foi recebido pela promotora Shirley Machado de Oliveira, vice-coordenadora do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (NUCARD). Ela garantiu atenção ao caso e prometeu articular ações com outras Instituições de Justiça.

Foto: Acervo ASCOM Rosa Fortini

MPF também foi acionado

Na terceira reunião, o grupo se encontrou com o Procurador da República Eduardo Aguiar, no Ministério Público Federal. As lideranças reforçaram questões sobre o AFE e destacaram erros nos cálculos feitos pela Samarco. O procurador informou que pedirá uma perícia oficial para verificar as falhas apontadas.

Foto: Acervo ASCOM Rosa Fortini

Passo importante

Segundo as lideranças, os encontros foram avaliados de forma positiva e mostraram a importância do diálogo direto com as autoridades. O objetivo central é assegurar que os direitos das comunidades atingidas sejam respeitados na aplicação do Acordo de Repactuação.

“Como comissão de atingidos, como liderança, estamos sempre atentos a tudo que está acontecendo e que possa prejudicar os atingidos. Esse é o nosso trabalho, é nosso dever. (…) Nós voltamos muito confiantes das três reuniões. Elas foram positivas demais, e eu acredito que vão reverter essa questão do termo de quitação do Novel”, declarou Sebastião Geraldo da Silva, conhecido como Tião, membro da Comissão de Atingidos(as) de Santa Cruz do Escalvado e Chopotó.

Além de Sebastião, a comitiva foi formada por Ronaldo Adriano de Souza (Rone), da Comissão de Atingidos(as) de Rio Doce, e Márcio Carvalho, também liderança do território.

Outras notícias