Conselho Federal escuta atingidos no Espírito Santo e cria comissão para tratar da pesca

Pessoas atingidas da foz do Rio Doce e do litoral norte do Espírito Santo estão sendo ouvidas hoje, dia 29, pelo Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce. A reunião do Conselho começou ontem e segue até sexta-feira (30), em Linhares, ES.

Foto: Acervo Rosa Fortini

Decisão importante

No primeiro dia do encontro, o Conselho decidiu criar a Comissão Temática da Pesca. O grupo vai discutir como será usado o dinheiro do Anexo 10 do Acordo Judicial, destinado à reparação da atividade pesqueira.

Foto: Betina Guimarães/ Adai

José Márcio Lazarini, do território de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó, foi indicado para integrar a comissão como um dos representantes da sociedade civil no Conselho.

Saúde em pauta

Também foi apresentada a proposta de criação da Comissão Temática de Saúde. A sugestão, feita pela conselheira Maria da Penha Rocha, ainda será debatida na próxima reunião do Conselho.

Foto: Betina Guimarães/ Adai

Projetos comunitários

Na programação desta quinta-feira (29) à tarde e de sexta-feira (30), o governo federal vai apresentar a proposta de regras para selecionar projetos comunitários. Esses projetos poderão receber recursos do Fundo de Participação Social.

A definição dos critérios e das linhas de apoio ficará para uma nova reunião, prevista para fevereiro. Se aprovada, a abertura do edital para inscrição dos projetos deve ocorrer em março.

Novas informações serão divulgadas assim que as decisões forem confirmadas.

Entenda mais sobre o Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce: Comunidades de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Chopotó escolhem seus representantes para o Conselho Federal de Participação Social

_

Texto: Mariana Duarte (Ascom Rosa Fortini)

Outras notícias