Comissão apresenta demandas para melhoria do campo de futebol de Nova Soberbo à representantes da Samarco e H&P

Na manhã da última quarta-feira (26/2), durante uma visita ao campo de futebol da Comunidade de Nova Soberbo, membros da Comissão de Atingidos(as) de Santa Cruz do Escalvado e Chopotó, com apoio do Centro Rosa Fortini e o prefeito de Santa Cruz do Escalvado, Gilmar de Paula Lima, entregaram um documento com demandas de melhorias do espaço aos representantes da Samarco e H&P
 
Foto: Paulo Prates/ Mobilização Santa Cruz do Escalvado
 
Entre as demandas, destacam-se a extensão do telhado e do piso do banco de reservas, instalação de tomadas, troca de portas, manutenção do acesso aos pedestres, sistema de monitoramento e construção de uma cabine de rádio, entre vários outros pontos. 
 
O levantamento que lista as necessidades para o campo de futebol foi realizado ouvindo à comunidade. O documento foi formalizado durante a reunião, coletando as assinaturas dos representantes das empresas. 
 
Os presentes aproveitaram a visita ainda para inspecionar o vestiário do campo, onde identificaram a necessidade de instalação de revestimento em azulejo no banheiro destinado ao árbitro.
 
Marcelo Mol, representante da Samarco, explicou que embora a lista de demandas tenha sido apresentada, isso não garante a execução automática dos itens. Ele afirmou que todos os apontamentos precisam passar por avaliação interna da empresa.
 
Consulta Prévia
 
Membros da comissão salientaram que o início das obras no campo de futebol, de responsabilidade das empresas, foi realizado sem consulta prévia à comunidade, gerando preocupações quanto à adequação das intervenções às necessidades locais.
 
A Consulta Prévia, Livre e Informada é um direito das comunidades tradicionais, estabelecida pela Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho.
 
Essa consulta deve ocorrer sempre que um empreendimento for se instalar em um local. Como tradicionais, as comunidades de Santa Cruz do Escalvado (que recentemente receberam certificação do Estado de Minas Gerais) precisam ser informadas pelas autoridades ou empresa, sobre o que a obra trata e como afetará suas vidas no presente e no futuro.
 
Presentes
 
Foto: Paulo Prates/ Mobilização Santa Cruz do Escalvado
 
Participaram da visita os seguintes membros da comissão de atingidos: Geraldo Felipe dos Santos (Tuzinho), Sebastião Geraldo da Silva e Daniel de Paula Santos. O prefeito de Santa Cruz do Escalvado, Gilmar de Paula Lima, também participou da atividade. Paulo Prates, mobilizador do Centro Rosa Fortini esteve presente oferecendo apoio técnico às pessoas atingidas. Da Samarco estiveram presentes Marcelo Mol e Rafael Senna, enquanto pela H&P participaram Monique Freitas e Taliane Matias.
 
 
Texto: Mariana Duarte (Comunicação Centro Rosa Fortini)
 
 

Outras notícias