Procurador se reúne com atingidos e explica próximos passos para ampliar contemplados por auxílio

Publicado em: 03/10/2018

Procurador Helder Magno da Silva se reúne com atingidos
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Helder Magno da Silva, e coordenador jurídico da Assessoria Técnica Independente da Rosa Fortini, Domingos Araújo, se reuniram com os atingidos de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado para apresentar os avanços na luta pela reparação e, principalmente, os próximos passos para contemplar quem tem direito, mas ainda não tem acesso ao Auxílio Financeiro Emergencial (AFE).
 
Cerca de 100 pessoas participaram da reunião, realizada na terça-feira (2) na Escola Estadual Maria Amélia, em Rio Doce. O procurador abordou os avanços e histórico de todas as conquistas obtidas no Território, e detalhou os compromissos obtidos na reunião com representantes da Fundação Renova, na última semana, na sede do Ministério Público Federal, em Belo Horizonte.
 
Foram abordados assuntos diversos relativos à reparação integral dos danos, dentre eles, a temática de povos e comunidades tradicionais, notadamente na complementação de inclusão das pessoas que, por motivos diversos, não foram contemplados com o cartão de auxílio financeiro emergencial, nos mesmos parâmetros do trabalho desenvolvido em dezembro de 2017.
 
 
Após os debates, encaminhou-se que a Assessoria Técnica da Rosa Fortini, a qual está na fase final de contratação das equipes, vai assessorar, apoiar e ajudar as comissões de Atingidos a desenvolver esse trabalho, sempre deixando claro que a autonomia e validação da consolidação da lista de nomes é papel do conjunto dos atingidos, ou seja, da coletividade daqueles que se auto- reconhecem nas atividades de garimpo faiscador e pesca artesanal.
 
Nas próximas semanas, abertos os escritórios e com a equipe montada, a Assessoria Técnica da Rosa Fortini vai se reunir com as comissões de Atingidos e traçar um cronograma e agenda de trabalho para encaminhar com celeridade as tratativas de tradicionalidade.

Compartilhe:



Veja também

+ NOTÍCIAS